A cidade da Praia recebe no sábado, a 14ª edição dos Cabo Verde Music Awards, uma gala anual dedicada a premiar talentos da música do arquipélago, num programa que inclui eventos paralelos dedicados ao setor. A gala deste ano conta com as atuações de Paulo de Carvalho, Fattu Djakité, Selma Uamusse, Slow J, Kady, Bluay, além de artistas nomeados na categoria Música Popular do Ano.
Tal como em 2024, os CVMA vão decorrer no porto da capital cabo-verdiana, sendo que a edição deste ano vai celebrar os 50 anos da independência do país — que se festejam a 5 de julho, mas com eventos ao longo de todo o ano.
A noite terá ainda a atuação inédita da “Geração 75”, reunindo Lura, Nelson Freitas e Nancy Vieira, três artistas nascidos no ano da independência e que hoje representam internacionalmente a música de Cabo Verde.
O Prémio Carreira 2025 vai ser atribuído à banda Bulimundo, “uma das formações musicais mais emblemáticas da história contemporânea de Cabo Verde“, responsável por “eletrificar o funaná — um género marginalizado e reprimido durante o regime colonial, transformado num poderoso veículo de afirmação cultural e política.
Além de ser uma entrega de prémios, os CVMA apresentam-se também como “uma plataforma de apoio à indústria musical cabo-verdiana e à internacionalização dos artistas” do arquipélago.
Fonte: Observador // Ad: Redação Tiver