RUANDA ABANDONA BLOCO DE PAÍSES DA ÁFRICA CENTRAL

O Ruanda anunciou a saída da Comunidade Económica dos Estados da África Central ao denunciar a “instrumentalização” da organização por parte da República Democrática do Congo. A decisão foi tomada no final da 26.ª sessão ordinária da Comunidade, realizada em Malabo, na Guiné Equatorial.

A decisão foi tomada depois de, no sábado (07.06), os líderes da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) terem prolongado a presidência da Guiné Equatorial por mais um ano devido às tensões entre a República Democrática do Congo e o Ruanda.

“A Conferência adiou para outra data a passagem da presidência rotativa da comunidade para a República do Ruanda e, consequentemente, decidiu manter Sua Excelência Obiang Nguema Mbasogo como presidente em exercício da comunidade por um período adicional de um ano”, segundo o comunicado final da cimeira.

A decisão foi tomada no final da 26.ª sessão ordinária da CEEAC, realizada em Malabo, na Guiné Equatorial, que marcava a vez do Ruanda assumir a presidência em exercício da comunidade regional.

No comunicado divulgado às primeiras horas de hoje, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ruandês afirmou que a “instrumentalização” da CEEAC pela RDC, “com o apoio de certos Estados-membros”, viola os direitos do Ruanda “garantidos pelos textos constitutivos” da organização.

“Consequentemente, o Ruanda não vê qualquer justificação para permanecer numa organização cujo funcionamento atual contraria os seus princípios fundacionais e o seu objetivo original”, sublinharam as autoridades de Kigali.

Lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *