FG: DELEGADA DA SAÚDE ALERTA PARA AUMENTO DE CASOS DE COVID-19 E SURTO DE DENGUE APÓS CHUVA

São Filipe enfrenta um aumento de casos de covid-19 e o risco de um possível surto de dengue com a aproximação do período das chuvas. A Delegada de Saúde local, Leidy Spínola, defende a adoção urgente de medidas preventivas.

Durante um encontro realizado na terça-feira, 10, com membros da Comissão Municipal de Saúde, a responsável informou que, embora não se registassem casos positivos de dengue desde 7 de fevereiro, foi notificado um novo caso no dia 2 de junho. Acrescentou que muitos casos não chegam aos hospitais, o que exige atenção redobrada.

Leidy Spínola alertou que o vírus da dengue continua em circulação e sublinhou que o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta com a chegada das chuvas, sendo necessário adotar medidas para evitar um surto.

O plano pré-chuvas inclui campanhas de limpeza urbana, recolha de pneus e recipientes que acumulam água, pulverização intradomiciliar e fiscalização de locais de difícil acesso, como obras, pardieiros e casas fechadas.

Em relação à covid-19, informou que a doença nunca deixou de existir, mas que houve um aumento significativo de casos a partir da segunda quinzena de maio. Desde 16 de maio, foram notificados 28 casos positivos, dos quais 25 apenas no mês de maio. Casos anteriores haviam sido registados em janeiro, março e agora em junho.

A delegada reforçou ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém as recomendações de prevenção, incluindo o uso de máscaras em hospitais e locais com aglomeração de pessoas, além da vacinação.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *