Em conferência de imprensa realizada hoje na cidade da Praia, o Presidente do SINDEP, Jorge Cardoso, afirmou que o sindicato exige o cumprimento integral do PCFR do pessoal docente. Durante a sua intervenção, o dirigente sindical, destacou que, no prazo de 90 dias, os serviços responsáveis devem proceder à divulgação da lista nominativa provisória dos professores.
Jorge Cardoso considerou uma ação grave por parte do Ministério da Educação, pois segundo ele, o Ministério fez uma insinuação nas redes sociais, expondo toda a classe docente de forma pública, o que considera de grande gravidade.
A mesma fonte revelou que o sindicato recebeu um e-mail do Gabinete do Ministro da Educação para agendar um encontro. No entanto, segundo Cardoso, a reunião acabou por ser cancelada, o que agravou ainda mais o sentimento de desvalorização da classe docente.
O presidente do SINDEP exigiu também que o Ministério da Educação esclareça publicamente qual foi a fórmula utilizada para o cálculo do aumento salarial dos professores, e se todos os profissionais da classe docente foram abrangidos por esse aumento.
Por fim, Jorge Cardoso exigiu que os docentes recebam uma explicação clara sobre se houve, de facto, promoções e progressões, conforme previsto no PCFR.
Redação Tiver