A data foi criada em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade, famílias, empregadores, trabalhadores e governos, para a urgência de eliminar o trabalho infantil em todo o mundo. Segundo a página oficial do Ministério da Família, a data reforça a importância de proteger os direitos das crianças e garantir que elas tenham acesso à educação, ao lazer e a uma infância plena, livre de qualquer forma de exploração.
De acordo com a mesma fonte, em Cabo Verde, o Governo tem vindo a implementar diversas medidas para proteger as crianças.
Entre essas medidas, destacam-se: o aumento do número de creches e Centros de Dia, o apoio às famílias, e o reforço do acesso à educação e aos cuidados de saúde, com o objetivo de garantir que as crianças estejam na escola e em ambientes seguros, e não submetidas ao trabalho infantil.
Além disso, o Governo tem assegurado a gratuitidade da educação básica e secundária, eliminando barreiras económicas que poderiam impedir as crianças de frequentar a escola.
Fonte: MF // Redação Tiver