O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), realiza uma Tertúlia Municipal – Um Município Protetor e Sem Violência, sob o tema “O Compromisso do Município da Praia na Proteção do Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. O evento está enquadrado no âmbito da implementação do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes 2025.
Este encontro, promovido pelo ICCA com apoio do UNICEF, em articulação com as instituições públicas e o Comité Municipal de Proteção da Criança no Município da Praia, tem como propósito reforçar as alianças locais, partilhar orientações, ferramentas e estratégias, bem como desenvolver respostas articuladas à problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes, sobretudo no contexto de maior vulnerabilidade sociocomunitária.
Este evento é destinado aos membros do Comité Municipal, entidades públicas e da rede local que atuam na área da infância no Município da Praia.
A iniciativa insere-se no Eixo 5 – Mobilização e Articulação do referido Plano Nacional, que defende o fortalecimento das redes locais de combate à violência sexual, de forma integrada, abrangente e sustentável, apelando à mobilização de todos os setores da sociedade.
A Tertúlia Municipal – Um Município Protetor e Sem Violência, sob o tema “O Compromisso do Município da Praia na Proteção do Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, a realizar-se no âmbito da implementação do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes 2025.
O evento visa ainda: reativar e dinamizar o Comité Municipal para a Proteção e Defesa dos Direitos da Criança no Município da Praia; Estimular a rede pública e local a assumir o compromisso com a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes; promover uma cultura de denúncia, autoproteção e transformação social, com ênfase na faixa etária dos 13 aos 17 anos.
O evento terá lugar no dia 02 de julho de 2025, às 09h00, no Auditório do Banco BAI, na Várzea.
Fonte: ICCA // Redação Tiver