O PAICV realizou, no passado final de semana o seu XVIII Congresso, marcado pela Convergência e União, em torno do Projeto “Um Cabo Verde Para Todos”, liderado por Francisco Carvalho. Nesse Congresso, foram eleitos os novos Órgãos do Partido, nomeadamente o Conselho Nacional e a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização para os próximos 3 anos.
Segundo um comunicado do partido “tambarina”, o Líder Francisco Carvalho escolheu, para a Presidência da Mesa do Conselho Nacional, Fátima Fialho, que presidirá a Mesa desse Órgão, acompanhada pelos Vice-presidentes Paul Andrade Valeriano, e Djanira Moreira, e pelos Secretários Viviane Brito e Januário Gomes.
Para o Conselho Nacional foram eleitos, pelo Congresso, numa Lista Única e Consensual, um total de 64 membros, de todas as Regiões (no País e na Diáspora), e integra, ainda, os Membros Natos, nomeadamente os Presidentes das Comissões
Politicas Nacionais, os Primeiros Secretários de Sector, e os Representantes da JPAI. Ainda na mesma fonte, foi eleito, pelo Congresso, e também, em Lista Única e Consensual, a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV, liderada por Ana Cristina Gomel, e vice-presidida por Marco Modesto Leite, para além de outros 5 Vogais, nomeadamente Maria Nova Montrond, Dirce-Vera-Cruz, Osvaldino Semedo, Alexandre Nuno Pires e Sandra Martins, todos eleitos pelo Congresso.
A Comissão Politica Nacional do PAICV é presidida pelo Presidente do Partido, Francisco Carvalho, sendo esse Órgão integrado, ainda, por 3 Vice-Presidentes do partido, o Secretário-Geral do Partido, o Líder Parlamentar, o Presidente da Associação dos Autarcas do Partido, o Presidente da JPAI e a Presidente da Federação Nacional das Mulheres do PAICV, e mais 14 Vogais, eleitos pelo Conselho Nacional.
Os três Vice-Presidentes Eleitos pelo Conselho Nacional, sob proposta do Presidente Francisco Carvalho, foram João do Carmo, Joanilda Alves e Mário Paixão. Ainda, foi eleita a Comissão Permanente do Partido, que é presidida pelo Presidente do Partido, e integra os 3 Vice-Presidentes do Partido, o Secretário-Geral do Partido, o Líder Parlamentar, e mais 3 Vogais, eleitos pelo Conselho Nacional.
Finalmente, o Presidente do Partido escolheu, para Secretário-Geral, Vladimir Silves Ferreira, que mereceu a confiança do Conselho Nacional, bem como os 10 Secretários-Gerais Adjuntos.
Fonte: PAICV // Redação Tiver