A delegada da Organização das Mulheres de Cabo Verde em São Vicente disse hoje que a delegação tem feito uma campanha pedagógica para mostrar às pessoas a importância de utilizar sacos reutilizáveis como prática sustentável e economicamente vantajosa. Fátima Balbina, falava a propósito do Dia Mundial Sem Sacos de Plástico, celebrado hoje, 03 de julho.
“Desde 2016 a OMCV tem apostado em confeccionar sacos reutilizáveis, utilizando os pedaços de tecidos das salas de costura e das formações de corte e costura que nós realizamos. Continuamos com o projecto, porque sabemos que precisa de tempo até levar as pessoas a ver a importância de utilizar um saco reutilizável e temos feito uma parte pedagógica para mostrar a vantagem disso”, explicou.
Segundo Fátima Balbina, apesar de ser um projecto interessante, a procura por sacos reutilizáveis ainda tem sido pouca, porque as pessoas ao depararem-se com o preço de um saco por 200 escudos pensam imediatamente no custo ao invés do benefício a longo prazo.
No entanto, considerou que há ainda muito por fazer, principalmente no que se refere à restrição de importação desses produtos que são nocivos ao ambiente. Isto porque, argumentou, não adianta fazer campanhas para o uso de sacos reutilizáveis e ter os de plásticos disponíveis nas lojas e com preços favoráveis.
É preciso que os supermercados e minimercados estejam abertos a ter uma quantidade de saco reutilizáveis para a venda, é preciso também que haja uma campanha educativa no sentido de as pessoas não continuarem a importar sacos plástico”, sintetizou.
O Dia Mundial Sem Sacos de Plástico é celebrado hoje. 03 de julho. uma data cujo objetivo é sensibilizar as pessoas para reduzir o consumo e a utilização de sacos de plástico descartáveis.
A data foi criada pelo “Bag Free World” como uma iniciativa global para incentivar o uso de alternativas ecológicas.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver