LÍDIA LIMA DESTACA VIGILÂNCIA E DENÚNCIA E PROMETE REFORÇO TÉCNICO NO ICCA

A secretária de Estado da Inclusão Social, destacou a importância da vigilância e da denúncia nos casos de abusos sexuais de crianças e adolescentes. Lídia Lima garantiu ainda o reforço da equipa técnica do ICCA.

A governante, que integra a missão conjunta do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e do Unicef que se encontra na ilha do Fogo, poucos dias depois de condenação e julgamento de figuras públicas por alegados abusos sexuais, disse que a missão não foi motivada por essas situações e que são meras coincidências.

A mesma fonte indicou que o ICCA tem mantido uma presença “cada vez mais activa no terreno” e tem incentivado a denúncia de todas as formas de violência contra crianças, o que tem contribuído para que novos casos venham à tona.

A missão em curso inclui reuniões com comités municipais, visitas a projectos sociais e encontros com famílias, com o objectivo de ouvir as comunidades e reforçar a consciência coletiva sobre os direitos das crianças.

A secretária de Estado da Inclusão Social anunciou o reforço da equipa técnica do ICCA para ampliar a actuação em prol da protecção dos direitos das crianças e adolescentes a nível dos três municípios da ilha.

Lídia Lima afirmou que a delegação do ICCA tem um staff técnico, formado por um técnico, um director e a delegada, e que a intenção é reforçar a equipa técnica e tornar a actuação do ICCA mais profunda e real.

A secretária de Estado da Inclusão Social destacou que além da presença institucional a actuação do ICCA tem sido fortalecida por “parcerias fundamentais” com igrejas, instituições de saúde e educação, Polícia Nacional e associações como Aldeia Infantil SOS, entre outras entidades, que têm colaborado em acções de prevenção e combate às diversas formas de violência contra crianças e adolescentes.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *