O Presidente da República, José Maria Neves, foi recebido, no final desta tarde de quarta-feira, pelo Chefe de Estado senegalês, Bassirou Diomaye Faye, no Palácio da República, em Dakar, marcando uma importante agenda nesta sua curta, mas intensa agenda de visita ao país vizinho e irmão. O momento marcou mais um importante momento político-diplomático entre os dois estados, com ambos a sublinharem a sua vontade e determinação em ver reforçadas as relações bilaterais nos mais diversos domínios.
À saída do encontro, José Maria Neves foi entrevistado pela comunicação social local, tendo destacado os valores republicanos e democráticos partilhados, que posicionam Cabo Verde e o Senegal como países estáveis e exemplos na sua sub-região.
A conversa entre os dois presidentes abordou a necessidade de reforçar e redinamizar as relações de amizade e cooperação, tanto no âmbito bilateral quanto na integração sub-regional, com foco na CEDEAO, para melhor responder às aspirações dos povos. Reconhecendo a presença de uma grande comunidade cabo-verdiana no Senegal e de comunidades senegalesas em Cabo Verde, ambos os líderes estão cientes da importância de fortalecer e consolidar os laços de amizade, fraternidade e cooperação que unem Cabo Verde e Senegal.
A fechar um dia em cheio em Dakar, o Presidente da República de Cabo Verde, encontrou-se no início da noite com a comunidade de cabo-verdianos residentes na capital senegalesa, numa grande festa da morabeza crioula.
A ocasião serviu para o Chefe de Estado reforçar a mensagem que vem dirigindo à nossa diáspora espalhada pelo mundo, da importância do seu papel na construção do país independente nestes 50 anos.
Isso, para de seguida reforçar o desafio aos cabo-verdianos no Senegal, em toda a diáspora e nas ilhas a sonharem, a pensarem e a abraçarem os desafios de desenvolvimento de Cabo Verde nos próximos 50 anos.
Fonte: PR // Redação Tiver