As Forças Armadas de Cabo Verde realizaram esta quinta-feira uma conferência sob o tema “Luta de Libertação Nacional – O Papel das Forças Armadas”, no quadro das comemorações dos 50 anos da independência. O evento promoveu uma reflexão sobre a contribuição dos militares no processo de libertação e no desenvolvimento do país.
O evento que teve lugar no Campus da Universidade de Cabo Verde, foi estruturado em dois momentos de debate, centrados no papel das Forças Armadas durante a luta de libertação nacional e nas principais operações militares que marcaram o sucesso do processo de independência.
O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, António Monteiro, considerou que, ao longo das últimas cinco décadas, Cabo Verde percorreu um caminho de superações, ultrapassando desafios que contribuíram para o desenvolvimento do país.
Segundo o responsável, a iniciativa teve como propósito revisitar a história das Forças Armadas e refletir sobre o papel desempenhado na luta pela independência, promovendo um olhar aprofundado sobre o contributo das Forças Armadas Revolucionárias do Povo, dos Combatentes da Liberdade da Pátria e do movimento liderado pelo PAIGC.
O evento integrou a agenda oficial das celebrações do cinquentenário da independência, que decorrem ao longo deste ano sob o lema “50º Aniversário da Independência Nacional Cabo Verde, Nôs Orgulho, Nôs Futuro”.
Redação Tiver