CABO DELGADO: POPULARES EM FUGA DEVIDO A ATAQUES VIOLENTOS

Relatos de civis confirmam ataques bárbaros no distrito de Chiúre, na província de Cabo Delgado. Pelo menos seis pessoas foram decapitadas por supostos rebeldes numa comunidade do distrito de Ancuabe.

Pelo menos seis pessoas foram decapitadas por supostos rebeldes na comunidade de Natócua, no distrito de Ancuabe, na província moçambicana de Cabo Delgado. Fontes locais disseram à agência portuguesa Lusa que as decapitações aconteceram na segunda-feira quando os camponeses se encontravam nos seus campos agrícolas.

Populares de duas localidades do distrito de Chiúre, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, relataram novos ataques, por parte de supostos grupos insurgentes, levando à fuga da população.

Fontes ouvidas pela Lusa relataram que o ataque terá ocorrido em simultâneo nas duas comunidades, com o grupo de insurgentes a efetuar disparos de forma indiscriminada, o que levou à fuga de populares que se encontravam em campos agrícolas.

Localizada a cerca de 140 quilómetros da cidade de Pemba, capital provincial, Chiúre é um dos distritos alvos dos rebeldes.

As novas movimentações de extremistas no norte de Moçambique incluem Niassa, província vizinha de Cabo Delgado, onde, desde a sua eclosão em 29 de abril, provocaram pelo menos duas mortes: dois guardas-florestais decapitados.

A província de Cabo Delgado, no norte do país, rica em gás, enfrenta desde 2017 uma rebelião armada, que provocou milhares de mortos e uma crise humanitária, com mais de um milhão de pessoas deslocadas.

Fonte: DW                     

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *