TAD LIDERA TABELA COM AUMENTO DE 91,5% FACE A JUNHO DE 2024

Os dados estatísticos sobre movimento de aeronaves e passageiros indicam que Cabo Verde registou um aumento de 2,851 com particular destaque para o tráfego doméstico, que assinalou um crescimento de 91,5% face a junho do ano transato. Os dados constam no Boletim Estatístico Mensal da Agência de Aviação Civil.

De acordo com o Boletim Estatístico Mensal da Agência de Aviação Civil, o país notou ainda um aumento de movimento de 249.005 no número de passageiros nos aeroportos, com os voos domésticos a liderarem a tabela com 66,6%.

De realçar que os dados estatísticos sobre movimento de aeronaves e passageiros indicam que Cabo Verde registou um aumento de 2,851, com particular destaque para o tráfego doméstico, que assinalou um crescimento de 91,5% face a junho do ano transato.

O número de passageiros movimentados entre embarque, desembarque e trânsito, em junho de 2025, foi de 249.005, o que traduz um crescimento de 4,0% relativamente ao mês anterior.

Esta subida, explicou a mesma fonte, resultou do aumento de 8,8% no tráfego doméstico, enquanto o internacional teve uma ligeira subida de 2,6%, tendo em termos homólogos, registado um crescimento global de 26,0%.

Quanto ao movimento de cargas, no mesmo período, os aeroportos movimentaram 93.059 quilogramas, valor que traduz uma descida mensal de 5,8%, resultando de numa diminuição de 18,7% no segmento internacional.

Valor este que, em contrapartida, verificou um forte crescimento de 80,9% no tráfego doméstico. Em comparação com junho de 2024, evidenciou a AAC, o movimento de carga aumentou 18,9%, impulsionado sobretudo pelo aumento expressivo no transporte interno, que quase triplicou.

Nos aeroportos e aeródromos nacionais foram processados 33.744 quilogramas de correio, em junho de 2025, refletindo uma redução de 15,0% face ao mês de maio do mesmo ano. Esta diminuição, lê-se no Boletim Estatístico Mensal da Agência de Aviação Civil, foi transversal com descidas de 17,1% no tráfego doméstico e 10,6% no internacional.

Em termos homólogos, apesar da diminuição no segmento internacional em 21,0%, o desempenho global manteve-se positivo, mais 6,5%, sustentado pelo crescimento de 29,5% no correio transportado entre os aeroportos nacionais.

Agência de Aviação Civil // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *