SEIS MORTOS EM CONFRONTOS ENTRE O SUDÃO DO SUL E UGANDA

Pelo menos seis pessoas foram mortas em confrontos entre os aliados de longa data Sudão do Sul e Uganda perto da fronteira compartilhada, onde reivindicações conflitantes sobre a fronteira mal definida muitas vezes se transformam em combates de pequena escala.

Elementos dos dois exércitos trocaram tiros na segunda-feira no condado de Kajo Keji, no Sudão do Sul, matando cinco soldados sul-sudaneses (SSPDF), disseram autoridades sul-sudanesas.

O porta-voz do exército de Uganda, Felix Kulayigye, disse que os soldados do SSPDF se desviaram para a região do Nilo Ocidental de Uganda e se recusaram a sair, levando ao tiroteio, no qual pelo menos um soldado de Uganda morreu.

Uganda apoia forças leais ao presidente sul-sudanês Salva Kiir há várias décadas, ajudando o país a lutar pela independência, conquistada em 2011, e durante a guerra civil subsequente.

O condado de Kajo-Keji informou em um comunicado que cinco soldados do SSPDF foram mortos em um ataque surpresa das forças ugandenses apoiadas por tanques e artilharia. O exército do Sudão do Sul confirmou o conflito, mas não informou quantos morreram.

Um comitê conjunto de fronteira existente buscará maneiras de encontrar uma resolução pacífica para disputas recorrentes relacionadas à fronteira, disse o porta-voz do SSPDF, Lul Ruai Koang, em um comunicado divulgado na terça-feira à noite.

Em março, o Sudão do Sul convidou o exército de Uganda para ajudar a reforçar a segurança na capital Juba, após o rompimento do relacionamento turbulento entre Kiir e seu rival, o primeiro vice-presidente Riek Machar.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *