A câmara dos Mosteiros e o Governo chegaram a um entendimento para retomar e concluir a asfaltagem de seis quilómetros de vias urbanas no município. A empreitada representa um investimento de cerca de 180 mil contos.
O entendimento foi alcançado na sequência de um encontro realizado na cidade da Praia entre o presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, o primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, além do presidente das Estradas de Cabo Verde.
A obra, iniciada em Outubro de 2023 a partir da localidade de Fajãzinha em direção à cidade de Igreja, foi suspensa em Fevereiro de 2024 devido a divergências entre a autarquia e o Governo.
Com o novo entendimento, os trabalhos serão retomados de forma coordenada e deverão ser concluídos até o final de 2025, segundo declarações do edil dos Mosteiros, Fábio Vieira.
Paralelamente, será equacionada a questão da rede de esgotos da cidade de Igreja, visando um planeamento integrado das infraestruturas urbanas, segundo Fábio Vieira.
A asfaltagem dos 6.231 metros de estrada, entre Achada Malva (Mosteiros Trás) e Fajãzinha, é um dos principais compromissos da atual equipa camarária.
O financiamento foi assegurado através de uma operação obrigacionista na Bolsa de Valores de Cabo Verde, subscrita pelo Banco Caboverdiano de Negócios, complementada por recursos do Fundo do Turismo.
Inforpress // Redação Tiver