Cabo Verde recebeu na manhã desta quarta-feira, 06, um workshop sob o lema as “Competências Digitais para um Cabo Verde mais Inovador e Inclusivo”. A iniciativa teve como objetivo impulsionar a transformação digital e consolidar o país como um hub digital na África Ocidental.
O encontro serviu de palco para a apresentação dos resultados da Análise Rápida das Competências Digitais, conduzida junto de mais de mil pessoas, através de inquéritos e entrevistas. O estudo permitiu identificar lacunas significativas na qualificação digital da população e propôs estratégias concretas para responder às exigências do novo mercado digital.
Dados recentes da ARME revelam que existem 90 acessos à internet por cada 100 habitantes e que o custo do serviço foi significativamente reduzido. No entanto, segundo o governante o desafio atual é garantir que esse acesso se traduza em impacto real no desenvolvimento económico e social do país.
O secretário de Estado para a Economia Digital, ressaltou ainda o esforço do Governo em democratizar o acesso à conectividade, referindo que já existem “mais de 80 praças digitais com internet gratuita” e que a ideia é reforçar a infraestrutura em escolas, universidades e espaços de empreendedorismo.
O workshop insere-se no âmbito do projecto “Digital Cabo Verde”, financiado pelo Banco Mundial e implementado pela Direção-geral das Telecomunicações e Economia Digital, Pró-Empresa e Cabo Verde Digital.
Redação Tiver