INMG ESCLARECE DECLARAÇÕES SOBRE USO DE RADARES METEOROLÓGICOS EM CV

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) emitiu hoje, uma nota de esclarecimento sobre o uso de radares meteorológicos, após declarações feitas durante uma entrevista na manhã desta segunda-feira.

De acordo com o INMG, apesar de os radares serem ferramentas importantes no apoio às previsões e informações meteorológicas de curto prazo, a sua implementação em Cabo Verde ainda não se justifica plenamente. 

A instituição aponta, entre outros fatores, o elevado custo de aquisição, operação e manutenção, além da necessidade de pessoal especializado para o seu funcionamento.

O Instituto sublinha ainda que, devido à curta duração do período chuvoso no país, estimado entre dois a quatro meses, e à geografia arquipelágica, seriam necessários pelo menos três radares para cobrir todo o território.

O INMG reforça que, embora os radares possam melhorar as previsões de curto prazo, eles não evitam precipitações intensas, cheias ou enxurradas, nem os seus impactos. Como exemplo, cita países desenvolvidos, na Europa e noutras regiões, que possuem vários radares instalados mas continuam a registar inundações provocadas por eventos meteorológicos extremos.

Fonte: INMG // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *