Após as chuvas abundantes, agricultores de diversas localidades da ilha do Fogo deram início à campanha agrícola. Com entusiasmo e confiança, lançam as sementes à terra na expectativa de um bom ano de colheita.
A actividade foi incrementada após a trégua das chuvas de terça-feira, 12, que caíram com alguma intensidade entre às 06:00 e às 07:00, e que beneficiaram tanto a zona sul, mais árida, quanto às zonas norte e altas da ilha.
Em algumas localidades dos Mosteiros e de Santa Catarina, onde as sementeiras ocorreram anteriormente com as chuvas de 08 de Julho, conseguiram germinar e resistir devido aos microclimas locais e à quedas de chuviscos ocasionais.
Essas áreas apresentaram uma melhor adaptação às condições climáticas, permitindo que a sementeira continuasse com maior segurança.
Apesar de alguns agricultores considerarem um pouco tardio a queda da chuva para o início da campanha agrícola, a maioria, contactada pela Inforpress, mostrou-se optimista e acredita que ainda “há tempo suficiente para uma boa campanha”, daí a confiança num bom ano agrícola.
Essa movimentação mostra o espírito de esperança e resiliência dos agricultores, que aproveitam as condições climáticas favoráveis para garantir uma safra produtiva e sustentável.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver