GOVERNO REFORÇA COMPROMISSOS NO SETOR EDUCATIVO

O Orçamento do Estado para 2026 vai priorizar o setor da educação, com reforço de bolsas de estudo, criação de residências estudantis e gratuitidade dos transportes interilhas para estudantes. As medidas, anunciadas pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, incluem ainda a expansão de infraestruturas escolares e novos investimentos em programas de excelência educativa.

Numa publicação na sua página na rede social Facebook, Olavo Correia afirmou que o Governo deu continuidade à arbitragem política e técnica do Orçamento de Estado ’2026, durante um encontro com a equipa do Ministério da Educação, liderada pelo ministro Amadeu Cruz, sublinhando a importância de alinhar prioridades, limites orçamentais e utilização sustentável dos recursos.

As bolsas de estudo, tanto no país como no exterior, segundo a mesma fonte, vão ter dotações reforçadas, impulsionando a inclusão de jovens de famílias com menos recursos e a redução das assimetrias regionais. 

O investimento no ensino superior vai incluir soluções de alojamento estudantil, como residências na Praia e em São Vicente, e a gratuitidade dos transportes marítimos para estudantes que se deslocam entre ilhas.

Entre as iniciativas previstas estão o Programa de Superação Educativa, as Olimpíadas do Desporto Escolar, novos laboratórios científicos, o projeto “Escola de Todos” e o reforço da gestão escolar.

As dotações à Ficase, segundo Olavo Correia, vão ser reforçadas para financiar o ensino superior e acomodar impactos do Plano de Cargos Funções e Remunerações (PCFR) e do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar 2023-2026.

Fonte: Ministério das Finanças // Redaçao Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *