CONFERÊNCIA SOBRE INTEGRIDADE TERMINA COM PLANO DE PRAIA

No último dia da Conferência Regional sobre a Integridade da Informação na África Ocidental e no Sahel, realizada na cidade da Praia, os participantes aprovaram o Plano de Ação de Praia. O documento visa reforçar competências, melhorar o acesso à informação e consolidar parcerias para salvaguardar a integridade informacional na região. 

O Representante Especial das Nações Unidas para a África Ocidental e o Sahel, Leonardo Santos Simão destacou a velocidade e o impacto da informação na atualidade, alertando para os perigos da desinformação, que ameaça a paz, a estabilidade e a democracia na região.

“Revolução digital expandiu as oportunidades para participação, inovação e desenvolvimento. ela deu voz a milhões e tornou nossas sociedades mais próximas. no entanto, junto a essas oportunidades há um grande perigo.

Aespalhada de desinformação, desinformação e falas de cabeça. essa força eroda a confiança, polariza as comunidades e determina a base de paz, estabilidade e democracia”

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde alertou para os riscos crescentes da desinformação numa era marcada pela inteligência artificial e pela pós-verdade.

O chefe do governo defendeu ainda o empoderamento social como resposta aos desafios da desinformação, sublinhando também as oportunidades que o digital pode oferecer.

Tanto o Primeiro-Ministro de Cabo Verde quanto o representante da CEDEAO destacaram que, embora a revolução digital traga grandes oportunidades para o desenvolvimento e a participação social, ela também expõe a região a riscos que ameaçam a paz, a estabilidade e os valores democráticos.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *