Cerca de 130 mil alunos estão inscritos para o arranque do ano letivo 2025/2026 em Cabo Verde, com a preparação a decorrer conforme o planeado em todos os concelhos do país, incluindo as zonas afetadas pela tempestade de 11 de agosto. O diretor nacional da Educação, Adriano Moreno, disse à imprensa que cerca 115 mil alunos são do primeiro ao décimo segundo ano, 16 a 17 mil do pré-escolar e mais de dois mil para a educação básica de jovens e adultos.
O ano letivo arranca a 15 de setembro com cerca de 130 mil alunos em todo o arquipélago sendo 115 mil alunos são do primeiro ao décimo segundo ano, dezasseis a dezassete mil do pré-escolar e mais de dois mil para a educação básica de jovens e adultos. O diretor Nacional da Educação destacou que as reformas no ensino secundário foram concluídas este ano, e que estão em curso avaliações para nivelar o sistema educativo, trabalhando especialmente para universalizar o pré-escolar e reformar a educação básica de jovens e adultos.
Em relação ao corpo docente, avançou que a lista de transferências já foi publicada e, neste momento, se está a fazer as novas colocações. Espera, entretanto, que ainda no decorrer desta semana os professores estejam nos municípios para poderem iniciar as aulas na segunda-feira.
Adriano Moreno mostrou-se confiante de que o ano letivo vai começar sem sobressaltos, apesar das possíveis manifestações de alguns sindicatos contrários à lista de transição no novo Plano de Carreiras, Funções e Remunerações que trouxe um aumento salarial significativo para os professores, da ordem de 16%, o maior já registado em Cabo Verde.
Contudo avançou que o diálogo com os sindicatos permanece aberto para resolver casos pontuais.
Redação Tiver