O vice-presidente do Governo dos Açores manifestou total disponibilidade para reforçar a cooperação com Cabo Verde. A cibersegurança, a ciência e o ensino superior são algumas das áreas em destaque nesta parceria.
A importância geoestratégica da Macaronésia voltou a estar em destaque durante um encontro entre representantes dos Açores e Cabo Verde. O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores sublinhou o papel fundamental da região nas relações entre a Europa, África e as Américas.
Já existem projetos de colaboração em curso, sobretudo nas áreas da biodiversidade, das alterações climáticas e da proteção dos oceanos. O futuro da Macaronésia depende também do conhecimento, da ciência e da inovação. Por isso, reafirmamos a total disponibilidade dos Açores para aprofundar esta parceria com Cabo Verde, em nome do desenvolvimento sustentável e da valorização do Atlântico.
A Macaronésia reforça-se, assim, como uma ponte estratégica entre continentes, com os Açores e Cabo Verde a assumirem um papel cada vez mais ativo na construção de soluções para os desafios globais. Uma cooperação que valoriza o conhecimento, protege o oceano e aproxima regiões unidas pelo Atlântico.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver