O Presidente da República, José Maria Neves, felicitou a Câmara Municipal e a população do Sal por ocasião do Dia do Município e da sua padroeira, Nossa Senhora das Dores, celebrado hoje, 15 de setembro. Na mensagem, endereçou “os mais calorosos votos de saudações, prosperidade e contínuo progresso” ao edil Júlio Lopes, à edilidade e a todos os salenses.
Na carta, o Chefe de Estado destacou os esforços da Câmara no apoio às populações mais vulneráveis, nomeadamente através da requalificação urbana, expansão da rede de água em Santa Maria e das obras do Porto da Palmeira e da estrada Santa Maria-Espargos. Reconheceu, contudo, que persistem desafios como pobreza, desemprego, défice habitacional e limitações no acesso a serviços básicos.
O Presidente realçou ainda a afirmação do Sal como principal destino turístico do país, palco de eventos internacionais e com grandes potencialidades ligadas às infraestruturas aeroportuárias, atrativos naturais e ao ambiente de negócios. Considerou essencial continuar a investir na habitação, na inclusão social e em setores como a pesca, desportos náuticos e turismo.
Entre as iniciativas culturais, José Maria Neves elogiou o Festival de Santa Maria 2025, que, no ano do cinquentenário da independência, homenageia nomes como Tchinoa, Antero Simas e Mário Alberto Lopes. Destacou igualmente o reconhecimento a escritores como Agostinho Neto, Alda Espírito Santo, Noémia de Sousa e Onésimo Silveira no âmbito do Festival de Literatura-Mundo.
No desporto, enalteceu o Grupo Desportivo da Palmeira, atual campeão nacional, e incentivou o investimento em várias modalidades, sobretudo nos desportos náuticos. Terminou felicitando calorosamente todos os salenses, residentes e da diáspora, desejando que as comemorações decorram em ambiente de paz, fraternidade e prosperidade.
Fonte: PR // Redação Tiver