A Dinamarca está em alerta devido à atividade não autorizada de drones sobre os seus aeroportos na noite de quarta-feira e manhã de quinta-feira. Aalborg, Esbjerg, Sonderborg e Skrydstrup foram todos afetados pelo que parece ser um ataque coordenado.
O aeroporto de Aalborg, localizado no norte da Dinamarca e um dos maiores do país, utilizado tanto para voos comerciais como militares, foi encerrado, anunciou a polícia dinamarquesa. Os drones deixaram a área após cerca de três horas. Os outros três aeroportos não foram encerrados.
A Polícia de Jutlândia do Norte divulgou um comunicado informando que estavam a monitorizar de perto a situação em Aalborg, mas não puderam indicar o número de drones envolvidos.
“Ainda não podemos comentar sobre o propósito dos drones a sobrevoar a área, nem podemos dizer nada sobre quem está por detrás”, disse o inspetor-chefe Jesper Bøjgaard Madsen. “Se tivermos a oportunidade, vamos abater os drones”, acrescentou.
O ministro da Defesa e o ministro da Justiça da Dinamarca vão dar uma conferência de imprensa às 9h sobre a atividade de drones em vários aeroportos dinamarqueses.
O espaço aéreo sobre o aeroporto de Billund, o segundo maior aeroporto do país, foi encerrado durante uma hora na quinta-feira de manhã devido à atividade de drones. Existem várias áreas militares perto dos aeroportos dinamarqueses onde foram avistados drones ontem à noite.
Fonte: Euronews