Os deputados do PAICV eleitos pelo círculo de Santiago Sul reuniram-se esta quinta-feira, 02, com o Sindicato Nacional dos Professores (Sindep), para ouvir as principais revindicações da classe. No encontro, o deputado Julião Varela denunciou que a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCFR) retirou direitos adquiridos aos professores e agravou a sua situação profissional e financeira.
Com vista ao debate parlamentar do próximo dia 8 com o ministro da Educação, Amadeu Cruz, os deputados do PAICV eleitos por Santiago Sul encontraram-se com o Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) para conhecer de perto as principais preocupações da classe docente.
Segundo o parlamentar, Julião Varela a visita serviu para recolher contributos e reforçar argumentos para o debate que vai ser, nas suas palavras, “um momento importante para confrontar o Governo com as dificuldades que os professores enfrentam”.
Entre os exemplos das perdas, destacou a eliminação da progressão automática de quatro em quatro anos, a redução da faixa salarial de aposentação que passou de 156 mil para 136 mil escudos e a incerteza quanto aos critérios de mudança de escalão, agora dependentes de avaliações de desempenho futuras.
Além disso, o deputado considerou injusto o congelamento das promoções, que fez os professores perderem anos de carreira, sublinhando ainda que a classe não conseguiu atingir a meta de um salário inicial de 109 mil escudos.
Por fim, o deputado do maior partido da oposição garantiu que os deputados do PAICV vão continuar a lutar pela reposição dos direitos adquiridos e pela melhoria da grelha salarial.
Redação Tiver