PR ASSOCIA HONORIS CAUSA AO PERCURSO DE CV

O Presidente da República, José Maria Neves, afirmou hoje em Lisboa, que o título de Doutor Honoris Causa atribuído pela Universidade Lusófona é uma homenagem ao percurso de Cabo Verde que este ano comemorou 50 anos de independência.

“Esta distinção é uma homenagem ao percurso de Cabo Verde desde o achamento das ilhas até hoje. Todas as gerações cumpriram o seu compromisso e espero que estejamos à altura do compromisso da nossa geração”, disse José Maria Neves, em declarações à Inforpress, em Lisboa, após receber o título Doutor Honoris Causa daquela instituição do ensino superior portuguesa.

No entanto, admitiu que ainda persistem dificuldades, desafios e “algum desgaste” das instituições, “sobretudo quando as políticas não respondem aos desafios das pessoas”.

Referiu que Cabo Verde tem de continuar a trabalhar para que no futuro não tenha problemas de água, de energia, de transportes e outros problemas nas áreas de saúde ou da educação.

Tendo em conta que os desafios já estão sinalizados, Neves apelou à união e esforço de todos no sentido de se superar essas dificuldades conjunturais e construir um país de progresso, próspero e, sobretudo, com oportunidades para todos e todas.

Relativamente ao seu futuro, assegurou que vai continuar a trabalhar e servir Cabo Verde, que quer ver com a sua democracia consolidada e com os problemas de energia, água e transportes resolvidos o “mais rapidamente possível”.

Estes três sectores, segundo ele, são decisivos para a competitividade da economia e para aceleramento do ritmo do crescimento económico de Cabo Verde.

“É claro que são resultados da opção política do Governo, que tem toda a legitimidade para optar em termos de políticas públicas, mas, essas ineficiências acabam também por corroer os pilares da própria democracia”, alertou o mais alto magistrado da Nação.

O programa da cerimónia contou com cortejo académico, momentos musicais e intervenções das mais altas mais latas entidades da Universidade Lusófona, com destaque para a vice-reitora Isabel Babo, que justificou a proposta do doutoramento Honoris Causa aprovada por unanimidade pelos conselhos universitário e científico.

Conforme afirmou este título reconhece as contribuições excepcionais à sociedade, nas áreas da cultura, educação, ambiente e ciência.

A cerimónia aconteceu no Auditório Agostinho da Silva, da Universidade Lusófona, e contou com a presença de distintas figuras do panorama académico e institucional, entre os quais o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que enquanto padrinho académico proferiu o elogio ao novo Doutor Honoris Causa.

fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *