TUBARÕES AZUIS QUALIFICAM-SE PELA 1ª VEZ PARA UM CAMPEONATO DO MUNDO

Uma tarde inesquecível para o futebol cabo-verdiano! Os Tubarões Azuis venceram esta tarde o Essuatíni por 3-0. garantindo, pela primeira vez na história, a tão sonhada qualificação para o Campeonato do Mundo de Futebol. O Estádio Nacional viveu um mar de emoções, bandeiras no ar e muito orgulho — um verdadeiro hino ao espírito guerreiro e à paixão de um povo.

No Estádio Nacional, na Praia, Dailon Livramento, aos 48 minutos, Willy Semedo, aos 54, e Stopira, aos 90+1, fabricaram o resultado para a equipa de Bubista contra o eSwatini, assegurando o primeiro lugar do grupo D, com 23 pontos, mais quatro do que Camarões, segundos posicionados, que hoje empataram 0-0 na receção a Angola. 

Os ‘tubarões azuis’ chegaram à 10.ª à derradeira ronda como líderes da ‘poule’ e pela frente tiveram uma seleção já sem chances de qualificação, que pouco quis jogar, preferindo defender em bloco baixo e parar o encontro várias vezes, nomeadamente através do guarda-redes Shabalala. 

Os primeiros 45 minutos acabaram por não ter grandes motivos de interesse, com a grande ocasião a pertencer aos cabo-verdianos, pelos pés do avançado do Casa Pia Dailon Livramento, que recebeu uma bola vinda de trás, mas, bem enquadrado, acabou por rematar ao lado da baliza.

Se a primeira parte foi escassa em oportunidades, a segunda começou logo com o golo inaugural dos anfitriões, quando decorria o minuto 48, por intermédio de Dailon Livramento, que se redimiu do falhanço no primeiro tempo, beneficiando, desta vez, do ressalto na defensiva do Essuatíni para empurrar a bola à ‘boca da baliza’. 

Pouco depois, surgiu o 2-0, que, praticamente, ‘selou’ a qualificação para a 23.ª edição do Campeonato do Mundo de futebol, que se realiza de 11 de junho a 19 de julho de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.  

Um cruzamento do lado direito do ataque para o segundo poste foi recebido por Diney Borges, que, de cabeça, serviu de ‘bandeja’ Willy Semedo para o segundo dos ‘tubarões azuis’.  

No período de descontos, e com a defensiva adversária muito mal posicionada, o jogador do Torreense Stopira, lançado na reta final, apareceu para anotar o terceiro de Cabo Verde, face às dificuldades dos visitantes em aliviar a bola da zona perigosa.  

Desta forma, Cabo Verde é o terceiro estreante a assegurar uma vaga entre as 48 seleções presentes no Mundial2026, juntamente com Jordânia e Uzbequistão, tornando-se na sexta nação africana apurada, depois de Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia e Gana. 

“Não tenho palavras, é um momento gratificante. Essa vitória é de todos nós os combatentes que lutaram pela nossa liberdade, essa felicidade é de todos. O ambiente foi espetacular, todos lutaram para os nossos jogadores e a vitória tinha que ser essa para os povos sentirem alegria. O Mundial é depois”, declarou Bubista.

Fonte: DW

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *