A constituição e eleição da nova Comissão de Recenseamento Eleitoral do município da Boa Vista foi formalmente publicada no Boletim Oficial (BO) n.º 193, II Série, datado de 13 de Outubro de 2025. A publicação da atribui eficácia e legalidade ao acto de eleição, que, segundo o documento, assegura a continuidade e a integridade do processo de recenseamento na ilha.
A decisão de eleger uma nova CRE foi tomada na segunda Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, do passado dia 27 de Agosto de 2025, após o mandato da comissão anterior ter caducado. A Assembleia cumpriu assim o estipulado no Código Eleitoral e recomendação da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
A nova CRE é composta por três membros efectivos e dois suplentes, eleitos pela Assembleia Municipal, sendo membros efectivos Manuel António Baptista Silva, Maria Edilza Lima Brito e Firmo David Silva Mendes Neves, e os suplentes são Alzira Rocha Mendes Mosso e Maria Gorete Tavares Fortes.
A eleição da lista contou com o voto favorável de 12 eleitos do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e cinco abstenções do Movimento para a Democracia (MpD), e zero votos contra.
O documento publicado no BO é assinado pela Presidente da Assembleia Municipal, Marizia Rosângela Brito Lima Oliveira.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver