Cabo Verde e a União Europeia realizam esta semana, em São Vicente, a reunião anual da Comissão Mista das Pescas. O encontro, que decorre a partir de hoje e durante dois dias, tem como objectivo avaliar a implementação do Acordo de Parceria no domínio das Pescas, actualmente em vigor.
De acordo com o ministro do Mar, Jorge Santos, a Comissão Mista constitui um momento-chave para fazer o balanço das actividades realizadas.
A comissão mista também tem como objetivo impulsionar uma nova abordagem de cooperação, com ênfase no desenvolvimento do capital humano, na formação profissional e no apoio às comunidades piscatórias, especialmente pescadores e peixeiras. Entre os temas discutidos, destacam-se a melhoria da segurança, a motorização das embarcações e a transição progressiva da pesca artesanal para modalidades mais avançadas, como a pesca semi-industrial e industrial.
Um dos pontos levantados nas conversações com os parceiros europeus foi o fato de Cabo Verde já contar com alguma capacidade de transformação industrial, embora ainda enfrente desafios no fornecimento de matéria-prima suficiente para suprir essa indústria.
Identificar os pontos fortes da cooperação e definir novas prioridades para o próximo ciclo de financiamento são outros objectivos da reunião.
Entre as áreas em destaque estão a formação de capital humano, a modernização das embarcações nacionais, a segurança na actividade piscatória e o reforço da capacidade de captura do país.
O chefe de Secção Política da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, Sacha Egard, em representação da embaixadora da União Europeia, sublinha que o acordo de pesca não deve ser visto de forma isolada, uma vez que a União Europeia apoia Cabo Verde em vários outros domínios.
Fonte: Expresso das Ilhas // Redação Tiver