O Governo de Cabo Verde anunciou que o país se prepara para receber de 26 a 30 de Outubro, nos aeroportos internacionais do país, dez voos das companhias aéreas “low cost” EasyJet, Transavia e Edelweiss. A operação foi anunciada como um marco estratégico na conectividade internacional do país, com voos com origens em Lisboa, Zurique, Bordeaux, Amsterdão, Manchester e Fuerteventura.
A EasyJet foca-se em ligações com Portugal e Reino Unido, Lisboa e Manchester, a Transavia conecta Cabo Verde a França, Países Baixos e Canárias, Bordeaux, Amsterdão e Fuerteventura, e a Edelweiss estabelece a ponte com a Suíça, Zurique, com voos destinados à Praia e São Vicente.
De acordo com uma nota de imprensa do Governo, a chegada destes operadores representa um avanço crucial, traduzindo-se numa maior conectividade internacional, na oferta de novas alternativas de viagem a preços competitivos e num crescimento expressivo do movimento de passageiros nos aeroportos nacionais.
O impacto desta nova dinâmica é descrito como “extraordinário” para a economia cabo-verdiana.
Além de expandir a conectividade e dinamizar o turismo, as companhias de baixo custo, deverão contribuir para o aumento das receitas de turismo e taxas aeroportuárias, a geração de empregos e o crescimento de pequenos e médios negócios locais.
A estratégia visa, ainda, a descentralização do turismo do arquipélago, com chegadas programadas para Santiago e São Vicente, para além das ilhas da Boa Vista e do Sal, pretende dinamizar a economia destas ilhas e de outras regiões, fortalecendo a ligação do país à sua diáspora.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver