O embaixador da China expressou hoje, o interesse do seu país em fortalecer a colaboração com o Ministério da Saúde no domínio da Medicina Tradicional Chinesa e em intensificar o apoio à construção do novo hospital central. O posicionamento foi manifestado durante o encontro que manteve com o ministro da Saúde, que, por sua vez, considerou “extremamente positivo” o balanço da cooperação entre Cabo Verde e a China, iniciada nos primórdios da independência nacional.
Durante a cerimónia de despedida da missão médica chinesa que terminou a sua atividade e de receção da nova equipa, o governante expressou gratidão pelo apoio contínuo e destacou que este momento simboliza o aprofundamento e a consolidação das relações entre os dois países.
Segundo o ministro, as missões médicas chinesas têm atuado, sobretudo, em áreas cirúrgicas, mas a cooperação deverá expandir-se para outros setores. Um dos principais objetivos é criar condições para a concretização do projeto do novo Hospital central de Cabo Verde, que contará com o apoio da China.
O governante recordou ainda a recente inauguração da maternidade do Hospital da Batista de Souza em São Vicente, considerado um marco importante da parceria. Além disso, está prevista uma visita oficial do primeiro ministro à China, onde serão discutidos novos pacotes de cooperação, incluindo o apoio à construção de infraestruturas de saúde.
Cabo Verde pretende também reforçar a formação técnica e profissional na área médica, com foco na especialização, em colaboração com a diáspora e parceiros internacionais.
Redação Tiver