A instalação de uma clínica social no município de São Filipe, para garantir atendimento nas áreas odontológico e oftalmológico à população mais carenciada, é o resultado da parceria entre a câmara e a Missão Médica Montero. A possibilidade da instalação da clínica social foi anunciada na segunda-feira, no encontro de balanço da segunda edição da Missão, realizada em São Filipe.
A missão foi marcada por “resultados expressivos” na área da saúde, segundo a directora executiva da missão, e pela perspectiva da criação de uma clínica social, que oferecerá serviços de estomatologia e oftalmologia à população com menos recursos e com dificuldades em aceder a clínicas privadas.
A directora executiva da Missão Médica Montero, Vicky Brett, classificou a missão como “muito, muito bem-sucedida”, destacando a hospitalidade e o entusiasmo da comunidade local.
Durante a missão, foram atendidas cerca de 500 crianças na área odontológica e 450 pessoas nos exames oftalmológicos, incluindo alguns adultos.
Entre as patologias mais frequentes observadas encontram-se cáries dentárias, especialmente nos molares das crianças, e problemas de visão causados pela exposição solar.
Segundo Vicky Brett, a equipa pretende dar continuidade às acções preventivas, continuar o tratamento com flúor e aplicar revestimentos nos dentes permanentes para ajudar a prevenir novas cáries, já que, vincou, a continuidade é essencial.
O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, anunciou “a grande novidade” resultante da missão, a doação de um contentor de 40 pés equipado com uma clínica odontológica, mobilizado nos Estados Unidos.
O equipamento será entregue à câmara e instalado em Beltches, onde está a ser construído um centro comunitário que acolherá a clínica social.
A previsão é que o contentor chegue a Cabo Verde em Janeiro, com a inauguração da clínica social prevista para Abril de 2026, coincidindo com a realização da terceira missão da Missão Médica Monteiro.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver