O Grupo Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde está a realizar jornadas parlamentares preparatórias para a 2.ª Sessão Plenária de outubro, que decorre de 29 a 31 deste mês. Um dos momentos centrais do debate com o Primeiro-Ministro será a “Sustentabilidade Energética: perspetivas e desafios para a reconstrução de um Cabo Verde para todos”.
Segundo o líder da bancada parlamentar do PAICV, Clóvis Silva, a sustentabilidade energética é um dos temas que serão debatidos durante a sessão, considerando tratar-se de uma situação crítica que já afeta outras ilhas. O parlamentar destacou ainda que serão analisados dois diplomas.
Clóvis Silva considerou que a problemática do roubo de energia é uma questão que a Electra não tem conseguido resolver, salientando que essa situação pode estar entre as principais causas dos problemas energéticos no país, especialmente na ilha de Santiago.
Em relação ao sistema de justiça, que será igualmente abordado, o parlamentar afirmou que persistem desafios tanto ao nível de recursos humanos como de meios materiais.
Em relação a sustentabilidade energética, Clóvis Silva destacou que caso houvesse um sistema de responsabilização eficaz, a primeira ação seria cobrar responsabilidades a quem esteve encarregado de gerir, de forma a evitar que se chegasse ao estado atual.
Redação Tiver