CRISE DE ENERGIA E ÁGUA RESULTA DE FALTA DE INTELIGÊNCIA GOVERNATIVA – UCID

O Presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática, João Santos Luís, considerou que a crise da energia e da água no país decorre da falta de inteligência governativa e não da escassez de recursos naturais. O Líder da UCID sublinhou que a situação atual é reflexo de décadas de promessas e planos que ficaram por cumprir, impedindo o arquipélago de converter as suas riquezas naturais em desenvolvimento sustentável.

Para o deputado, o custo da energia elétrica é proibitivo para as famílias, asfixiante para as empresas e limitador para o progresso nacional”, apesar do potencial inexplorado do país em energias limpas. João Santos Luís defende que acrise da energia e da água no país decorre da falta de inteligência governativa e não da escassez de recursos naturais.

João Santos Luís sugeriu investimentos “com seriedade e visão em energias renováveis, aproveitando o sol e o vento que a natureza, transformando o vulcão do Fogo numa fonte geotérmica limpa e permanente e acrescenta.

Para a UCID, chegou o momento de romper com a dependência e reconstruir Cabo Verde sobre as bases da soberania energética. Para tal, João Santos Luís alegou que é fundamental um Estado com capacidade para “planear, investir e pensar no longo prazo”, e líderes com coragem para inovar, que coloquem o interesse nacional acima de qualquer outro.

ANTV // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *