A associação Movidoso, juntamente com a Primeira Dama, Débora Katísa, promoveram um evento de atividade física ao ar livre destinado a idosos no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Idosos, celebrado a 1 de Outubro. A iniciativa teve como objetivo promover o envelhecimento ativo e saudável e apoiar iniciativas de prática desportiva junto da população sénior, incentivando hábitos de vida saudáveis e o convívio intergeracional.
Durante a atividade, Débora Katisa destacou que a prática de exercício físico é uma forma de socialização e de promoção do bem-estar e da saúde, sublinhando a importância de expandir esta iniciativa a outros bairros.
A primeira-dama alertou para a necessidade de incentivar hábitos saudáveis entre os mais jovens, face ao aumento de doenças como o AVC.
O presidente da Associação Movidoso, João Tigana, avaliou de forma positiva as atividades realizadas pela organização, ressaltando o contributo das iniciativas em prol da terceira idade
Destacou que a prática de exercício físico contribui para a socialização, a saúde e a integração na sociedade. A iniciativa, já presente em bairros como Terra Branca e Achada, deverá ser alargada a outras comunidades, e conta com a participação ativa de idosos, incluindo um de 95 anos, exemplo de vitalidade e superação da idade.
A iniciativa tem sido amplamente elogiada pelos participantes, que relatam melhorias significativas no seu bem-estar após a prática regular de exercícios físicos.
O momento foi marcado pela entrega simbólica de materiais desportivos doados pela Fundação Benfica, no âmbito da parceria com a Fundação Dretu, instituição presidida pela Primeira Dama de Cabo Verde.
Redação Tiver