A Entidade Reguladora Independente da Saúde realizou hoje uma formação sobre o uso racional dos medicamentos, no âmbito da 10.ª edição da Semana Internacional da Segurança do Medicamento. A iniciativa, decorre sob o lema “Todos podemos contribuir para tornar os medicamentos mais seguros”, visa sensibilizar jovens e profissionais de saúde para a notificação de reações adversas e o uso responsável dos medicamentos.
No âmbito da Semana Internacional da Segurança do Medicamento, a Entidade Reguladora Independente da Saúde, realizou uma formação dirigida a jovens estudantes da Escola Secundária Pedro Gomes, com o objetivo de os sensibilizar sobre o uso racional dos medicamentos e o papel de cada cidadão na prevenção de reações adversas.
A responsável destacou que muitas reações adversas poderiam ser evitadas com maior prevenção e uso racional dos medicamentos, alertando ainda para o problema da subnotificação, que permanece abaixo das recomendações da OMS.
A técnica alertou para o uso indevido do Cytotec, um medicamento indicado para tratar úlceras gástricas, frequentemente usado ilegalmente para provocar abortos, defendendo o reforço da literacia em saúde e apelando à população para recorrer apenas a fontes seguras e autorizadas.
A Semana Internacional da Segurança do Medicamento reforça a importância da educação e da prevenção na utilização correta dos medicamentos, destacando o papel de todos cidadãos, profissionais de saúde e instituições na promoção da segurança e da confiança no sistema de saúde.
Redação Tiver