Cabo Verde recebeu, oficialmente, esta terça-feira, duas embarcações semirrígidas no âmbito do projeto Support to West Africa Integrated Maritime Security, financiado pela União Europeia. As embarcações entregues fazem parte de uma frota que está a ser distribuída por vários países da África Ocidental.
A ministra da Defesa Nacional, Janine Lélis, sublinhou a importância do momento para a segurança marítima nacional e regional, afirmando que, com a receção oficial das embarcações, o país deu mais um passo significativo no reforço da segurança marítima, sublinhando que a iniciativa representa não apenas um aumento da capacidade operacional, mas também um símbolo de cooperação regional e internacional em prol da segurança no Golfo da Guiné.
Presente na cerimónia, o secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional de Portugal, Nuno Pinheiro Torres, destacou a força da cooperação luso-cabo-verdiana no domínio da segurança marítima.
Por seu lado, a embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sylvie Millot, realçou o compromisso europeu com a segurança nas águas do Golfo da Guiné, destacando a importância de dotar os países costeiros de meios eficazes para combater as actividades ilegais no mar.
O projecto, financiado em cerca de 10 milhões de euros pela União Europeia, é implementado pelo Instituto Camões e envolve 12 países costeiros da África Ocidental.
Expresso das Ilhas // Redação Tiver