O Carnaval de São Vicente 2026 já está em preparação. Apesar das duras consequências deixadas pela tempestade Erin, que provocou perdas humanas e prejuízos materiais, incluindo danos em materiais de alguns grupos carnavalescos, o espírito de resiliência mantém-se firme na ilha.
As equipas já iniciaram os trabalhos para garantir que São Vicente volte a vibrar com a sua maior festa cultural, no emblemático Sambódromo, no próximo ano. Mais do que uma manifestação artística, o Carnaval mindelense é considerado um dos maiores atrativos turísticos e culturais do país, mobilizando anualmente milhares de pessoas, entre turistas nacionais, da diáspora e estrangeiros, e contribuindo fortemente para a economia criativa cabo-verdiana.
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) deu o primeiro passo no processo organizativo, transferindo com meses de antecedência 50% da verba destinada aos grupos de Carnaval de São Vicente.
Durante uma reunião com os membros da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV), o MCIC reafirmou que o Carnaval 2026 vai acontecer com força renovada. O evento movimenta diversos setores da economia local, como a hotelaria, restauração, comércio e o setor criativo, envolvendo carnavalescos, costureiras, músicos, figurantes e muitos outros profissionais.
O Governo de Cabo Verde, através do MCIC, anunciou ainda um aumento de 20% no financiamento do Carnaval de 2026, medida que reforça o apoio aos grupos e responde a uma antiga reivindicação. O financiamento será assegurado pelo Fundo do Turismo, garantindo maior estabilidade e motivação às equipas envolvidas na organização.
Fonte: MCIC // Redação Tiver