A União Europeia destacou que o porto do Porto Novo está a beneficiar de investimentos no âmbito da iniciativa Global Gateway, destinados a impulsionar o desenvolvimento económico da ilha. Sublinhou ainda que tem sido “um parceiro de confiança” para Santo Antão, reforçando o seu compromisso com a criação de oportunidades e o crescimento sustentável na região.
Através de uma nota publicada na sua página oficial da rede social do “facebook”, a propósito da visita da embaixadora Sylvie Millot a Santo Antão, a União Europeia em Cabo Verde explica, através da iniciativa Global Gateway, que estão em curso, actualmente, investimentos para a melhoria do porto de Porto Novo.
Trata-se de um projecto que vai melhorar a vida das pessoas, criar mais empregos e oportunidades, informou a União Europeia.
Na sua primeira visita à ilha de Santo Antão, esta quinta-feira, a embaixadora esteve nos três municípios da ilha onde acompanhou o trabalho que tem sido feito com vista a fazer desta ilha “um exemplo de turismo sustentável e de respeito pela natureza”.
A mesma fonte garante que projectos como Terras Vivas e EcoRaizes, que estão a ser implementados em Santo Antão com o apoio da União Europeia, “demonstram bem como o amor pela terra pode transformar a vida das pessoas”.
Tratam-se de iniciativas que estão a valorizar trilhas ecológicas, capacitar guias locais e promover produtos agrícolas e culturais, além de valorizar as áreas protegidas e o património natural em Cova, Ribeira da Torre e Vale do Paul, avançou.
A nota diz ainda que a União Europeia tem sido “um parceiro de confiança” de Santo Antão, destacando, entre outros exemplos, o seu apoio na construção da estrada Janela/Porto Novo, que contribuiu “para mudar o dia a dia das pessoas residentes e visitantes”.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver