O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje medidas de emergência para responder aos danos causados pelas chuvas intensas que afetaram a região de Santiago Norte. As medidas visam proteger as populações afetadas e acelerar a recuperação das áreas mais prejudicadas.
O Governo vai implementar ações de proteção económica, incluindo compensações financeiras, garantias estatais para retoma de atividades e medidas específicas para agricultores e criadores de gado, os setores mais atingidos pelas cheias.
Ulisses correia e silva avançou que foi declarada situação de calamidade e mobilizados o Serviço Nacional de Proteção Civil e os Bombeiros, que coordenam intervenções de emergência, como limpeza de vias, resgate de pessoas e animais e reparação de infraestruturas críticas.
Além das respostas imediatas, está previsto um programa de investimento para reabilitar e reconstruir estradas, sistemas de drenagem, redes de irrigação e outras infraestruturas destruídas, financiado pelo Fundo Nacional de Emergência, Fundo Soberano de Emergência e parceiros internacionais.
As chuvas intensas de 13 e 14 de novembro provocaram inundações e estragos em vários municípios de Santiago Norte, o que levou o governo a declarar estado de calamidade nesta região para accionar mecanismos de resposta e apoio às populações afectadas.
Redação Tiver