A segunda missão de avaliação do Grupo de Apoio Orçamental (GAO) de 2025 teve início esta semana em Cabo Verde. O objetivo é analisar programas sectoriais e acompanhar as ações em curso, em encontros que se estenderão por cerca de uma semana.
O Grupo de Apoio Orçamentalpresta apoio financeiro e assistência técnica ao Orçamento do Estado, por meio de subvenções e empréstimos, alinhados com as prioridades nacionais de desenvolvimento do Governo. É composto por representantes de Luxemburgo, Portugal, Espanha, União Europeia, Banco Africano de Desenvolvimento e Banco Mundial.
Durante a missão, serão avaliados os progressos nas Reformas das Finanças Públicas, na Estratégia de Crescimento e de Redução da Pobreza e na estabilidade macroeconómica. A iniciativa reforça a colaboração entre Cabo Verde e os parceiros internacionais para o desenvolvimento sustentável do país.
O Governo reafirmou a sua disponibilidade para fornecer todas as informações necessárias, destacando o compromisso com a transparência e com o futuro do país. A abertura oficial da missão também serviu para apresentar os avanços das reformas estratégicas implementadas e o cenário macroeconómico atual.
Fonte: Vice primeiro ministro // Redação Tiver