SANTA CATARINA ASSINALA 191 ANOS COM FOCO NOS DESAFIOS ESTRUTURAIS

O município de Santa Catarina celebra hoje 191 anos, marcado por importantes conquistas, mas também por desafios que exigem respostas estruturadas. O presidente da câmara, Armindo Freitas, sublinhou que o maior objectivo da actual gestão é reposicionar o concelho como um território “central, competitivo e capaz de atrair novas oportunidades”.

Segundo o autarca, recuperar o protagonismo económico e social de Santa Catarina passa por enfrentar problemas acumulados, sobretudo ao nível da requalificação urbana.

Muitas estradas e vias continuam por pavimentar, realidade que levou a câmara a avançar com um amplo programa de requalificação urbana e ambiental, já responsável pela inauguração de diversas obras nos últimos dias, um plano que continuará em 2025, com reforço previsto no orçamento municipal.

Outro eixo destacado é a habitação social, com intervenções de reabilitação em residências de famílias vulneráveis e construção de novas moradias, em que algumas já foram entregues e o programa será ampliado no próximo ano.

Ainda, no domínio social, o autarca avançou que a câmara está a estruturar um programa de saúde de proximidade, que incluirá ambulâncias e equipas técnicas para apoiar comunidades com dificuldades de acesso a cuidados básicos.

A juventude continua entre as prioridades, com destaque para o programa “Empreender Santa Catarina”, que apoia 25 jovens empreendedores e terá nova edição em 2025 e paralelamente, está a ser desenvolvido um programa para impulsionar o sector primário, dirigido a jovens e adultos com projectos em agricultura, pecuária, pesca e comércio.

Todas estas acções, segundo o autarca, enquadram-se numa estratégia baseada em três pilares: capital humano, infra-estruturas e boa governança, cujo objectivo é que, até 2028, Santa Catarina registe um salto qualitativo significativo em relação ao início do actual mandato, em Dezembro de 2024.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *