MÉDICOS E TÉCNICOS PODEM ENTRAR EM GREVE A 17 DE DEZEMBRO

Os sindicatos dos médicos, enfermeiros e demais técnicos ligados à saúde comunicaram ao Ministério da Saúde e à Direcção-Geral do Trabalho que deverão iniciar uma greve a partir de 17 de Dezembro. A informação foi avançada pelo secretário permanente deste sindicato, Luís Fortes.

Luís Fortes, explicou tratar-se de uma decisão dos sete sindicatos ligados aos técnicos da área da saúde, após incumprimentos de dois acordos assinados em 2023 e 2025 por parte do Governo.

O pessoal de saúde decidiu emitir um pré-aviso de greve para os dias 17, 18 e 19 de dezembro, após vários contactos. Até agora, apenas foram concretizados os pontos relativos ao Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) dos médicos e dos enfermeiros, mas o processo ainda não foi concluído, pois falta a lista de transição definitiva, na sequência das reclamações destes profissionais.

Segundo Luís Fortes, outro ponto importante que falta ainda cumprir é a publicação do PCFR do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) e o dos técnicos assistentes de saúde, além do pagamento dos subsídios de risco.

Conforme a mesma fonte, os sete sindicatos estão preocupados com a falta de comunicação, porque “não há informação por parte do Ministério da Saúde e o silêncio está a provocar uma onda de indignação e descrença do pessoal em relação ao Governo”.

Segundo Luís Fortes, até à data da greve os sindicatos esperam uma resposta do Governo, mas avisou que não vão abdicar das exigências, tendo em conta que este processo já leva um atraso de dois anos. Pelo que, sintetizou, para que não haja greve, é preciso mais um esforço do Governo.

Fonte: Inforpress  // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *