A secretária de Estado da Inclusão Social afirmou hoje, que a integração da perspectiva de género no desenvolvimento do país é um compromisso do Governo assumido em diferentes planos e programas. Lídia Lima falava na cerimónia de abertura do ateliê técnico realizado pelo Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), em parceria com INE.
Neste capítulo, Lídia Lima avançou que as políticas de promoção da igualdade e equidade de género têm merecido especial atenção do Governo, apontando “ganhos significativos alcançados”, graças ao quadro legal instituído e medidas de políticas tomadas em diferentes sectores.
Sublinhou que o trabalho apresentado mostra que cada indicador foi desenvolvido com especial atenção técnica à utilidade, à validade, à confiabilidade e à sensibilidade de género.
A igualdade de género, segundo explicou, é um princípio que deve ser consistente e requer vigilância, perseverança e políticas fortes fundamentadas com bases que retratam a realidade, visando combater os desafios com as disparidades salariais, barreiras à autonomia económica, sobrecarga de trabalho doméstico e de cuidados.
Face aos desafios, afirmou que o Governo projectou para o horizonte 2030 o desenvolvimento sustentável em alinhamento com a agenda global das Nações Unidas, pelo que tem trabalhado com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável materializados através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável II.
fonte: Inforpress // Redação Tiver