O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas revelou que está em “preparação” um programa de formação com duração de cinco anos, que irá abranger diversas áreas culturais na ilha Brava. Em declarações, Augusto Veiga, , informou que através de uma cooperação internacional e de residências artísticas, o ministério pretende implementar acções formativas na ilha.
Segundo a mesma fonte, estão também em fase de finalização ideias e projectos, em articulação com o Instituto do Património Cultural, a Biblioteca Nacional e o Arquivo Histórico, visando reforçar a capacitação local, incluindo na área musical, onde estão previstas formações a curto prazo.
O governante ressaltou a importância do encontro realizado com a classe artística local, sublinhando que a iniciativa serviu para avaliar o potencial cultural existente na ilha e apresentar os projectos e programas disponíveis no Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
Após uma visita ao espaço, Augusto Veiga reforçou que a recuperação do auditório é “fundamental” para dinamizar a vida cultural da ilha, acreditando que o seu pleno funcionamento trará impactos positivos significativos para o sector cultural bravense.
Para avançar com o processo, o ministro aguarda o envio, por parte da autarquia, do projecto de requalificação e respectivo orçamento, de modo que, em conjunto, seja possível mobilizar recursos e iniciar, com a maior brevidade possível, as obras de reabilitação do espaço.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver