CV REFORÇA SISTEMA DE ALERTA PARA MELHORAR RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS

Cabo Verde lançou hoje a iniciativa global “Alertas Precoces para Todos”, que visa garantir que toda a população esteja protegida por sistemas de alerta precoce até 2027. O programa pretende reforçar a capacidade nacional de prevenção e resposta a desastres naturais associados às mudanças climáticas.

A iniciativa, liderada pelos governos nacionais e apoiada pelas Nações Unidas, aposta no fortalecimento dos sistemas de alerta precoce multirrisco, assentes em quatro pilares fundamentais: conhecimento do risco de desastres, deteção e previsão, disseminação e comunicação da informação, e preparação e resposta.

Conforme avançou o ministro da Agricultura e Ambiente, o programa permite uma atuação integrada entre as instituições, reforçando a capacidade de resposta do país às mudanças climáticas.

Segundo o governante, os mecanismos atualmente existentes não têm sido suficientes para responder adequadamente aos desastres naturais, o que justifica a necessidade de integrar os diferentes sistemas num modelo harmonizado e alinhado com os padrões internacionais.

Por sua vez, a coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde, destacou que um sistema de alerta precoce deve não só identificar riscos, mas também garantir uma ação coordenada, incluindo uma comunicação eficaz com as populações e comunidades mais vulneráveis, em particular os agricultores, para que possam proteger vidas, bens e meios de subsistência.

A implementação do sistema de alerta precoce em Cabo Verde vai ser orientada por um Comité Nacional, composto por líderes de pilar nacionais e instituições-chave responsáveis por diferentes componentes da iniciativa.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *