A Universidade de Cabo Verde, realizou, na quarta-feira, uma jornada dedicada à iniciação científica em Ciências da Comunicação, associada à apresentação de trabalhos publicados num livro internacional editado em Espanha. De acordo com a página oficial da Universidade o encontro foi organizado pela Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes e pela Coordenação da Área Científica de Ciências da Comunicação.
Na abertura, o Vice-Presidente da FCSHA, Saidu Bangura, sublinhou que a sessão decorreu “num momento crucial” marcado por transformações no ecossistema mediático, referindo o impacto crescente da inteligência artificial nas redações e a necessidade de proteger a integridade profissional na área da comunicação.
O responsável salientou ainda que os trabalhos apresentados por antigos estudantes evidenciam investigação produzida para além do espaço de sala de aula.
Na sua intervenção, o Reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto, valorizou a importância de iniciativas orientadas para a prática, afirmando que “só a prática nos permite confrontar aquilo que pensamos saber com aquilo que, na realidade, conseguimos fazer”.
O total, foram apresentados quatro artigos, desenvolvidos pelo professor Silvino Lopes Évora, e os estudantes Deven Amado, Idileine Barros e Maria Magdália dos Santos.
fonte: Uni-CV // Redação Tiver