Cabo Verde está a discutir com o Japão novas oportunidades de financiamento, no quadro do reforço da cooperação bilateral, com especial enfoque no sector das pescas. A informação foi avançada, em São Vicente, pelo ministro do Mar, Jorge Santos.
Sem especificar, para já, as áreas concretas de eventual financiamento, o governante sublinhou que a principal prioridade do executivo passa pela construção de novos complexos de pesca nas ilhas de Santiago e da Boa Vista, devido à pressão crescente, nomeadamente no Porto da Praia.
Para Jorge Santos, Complexo de Pesca em Mindelo é um exemplo concreto dos resultados positivos da cooperação entre os dois países.
Por sua vez, o embaixador do Japão em Cabo Verde destacou a longa e sólida relação de cooperação entre os dois países, e frisou que o alargamento dessa parceria é um dos principais objectivos da sua visita.
O Embaixador do Japão, que tem residência no Senegal, está no país em visita oficial, com agenda de trabalho na Praia e em Mindelo, para acompanhamento dos projectos financiados pela cooperação Japonesa.
Fonte: Expresso das Ilhas // Redação Tiver