JAPÃO E CABO VERDE ASSINAM ACORDO DE AJUDA ALIMENTAR

Cabo Verde e o Japão firmaram hoje um acordo por troca de notas no âmbito do Programa de Ajuda Alimentar do Governo japonês para o ano fiscal de 2025, no valor de 60,5 milhões de escudos, destinado a reforçar a segurança alimentar e a apoiar as famílias cabo-verdianas. A iniciativa visa igualmente responder às necessidades nutricionais da população e fortalecer a resiliência económica do país.

O acordo prevê a doação de 100 milhões de ienes japoneses, correspondentes a 60,5 milhões de escudos. Os recursos vão permitir a aquisição e disponibilização de arroz no quadro da assistência alimentar japonesa.

De acordo com o ministro dos negócios Estrangeiros, o programa insere-se numa cooperação sólida, previsível e de longa data, que tem contribuído de forma concreta para o reforço da segurança alimentar e da resiliência económica de Cabo Verde, num contexto internacional marcado por múltiplos desafios globais.

O ministro, referiu, igualmente que este acordo se soma a outros projetos estruturantes em curso entre os dois países, nomeadamente nos setores da água, da saúde, das pescas e do desenvolvimento humano.

Por sua vez o embaixador do Japão, sublinhou que esta nova doação prevê aproximadamente 991 toneladas, destinadas a apoiar as famílias cabo-verdianas o que contribui para a erradicação da pobreza extrema e para a promoção da inclusão social.

A iniciativa está igualmente alinhada com a Declaração de Yokohama, que reforça a importância da construção de sistemas alimentares sustentáveis e da promoção da economia azul.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *