O Governo de Cabo Verde, através do Ministro do Turismo e Transportes, está a atuar para resolver problemas no transporte de carga para a Ilha Brava. As ações são desenvolvidas em coordenação com a Câmara Municipal da Brava, a Cabo Verde Inter-Ilhas (CVI) e a empresa Polaris.
Segundo o Governo, a situação decorre do facto de as embarcações Inter Ilhas e Dona Tututa estarem atualmente em doca seca para reparações e manutenção obrigatória, o que tem condicionado o transporte regular de mercadorias para a ilha.
O Executivo afirma que não está satisfeito com o atual cenário do transporte de carga inter-ilhas, especialmente em relação à Brava, e está a trabalhar numa solução imediata para melhorar a situação.
Nesse sentido, está em processo de teste técnico-operacional e certificação o navio Praia de Aguada, que deverá reforçar a operação de transporte de carga.
Além disso, o Governo reafirma o seu compromisso em garantir o abastecimentoregular da ilha, considerando as particularidades da conectividade da Brava, com a aquisição de uma nova embarcação destinada especificamente à ilha.
O objetivo é minimizar os impactos sobre a população e os agentes económicos, assegurando a continuidade dos serviços essenciais de transporte marítimo.
Fonte: MTT // Redação Tiver